Busca

Schevchuk: todo povo ucraniano uniu-se em defesa de sua pátria

"Todos os dias, um homem que tem sua esposa no front ou uma mulher que tem seu marido no front, ou uma mãe que tem seu filho ou filha nas Forças Armadas da Ucrânia, vive angustiado por eles, e está diante a face de Deus, rezando incansavelmente por eles. E quando tem a oportunidade de se comunicar, quando recebe um telefonema de seus entes queridos na linha de frente, é como um raio de sol e esperança, e ele agradece a Deus por eles estarem vivos."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira 3 de agosto de 2022 e a Ucrânia, o povo ucraniano, já estão vivendo 161 dias desta grande e sangrenta guerra.

Toda a frente de batalha é uma linha de fogo. Nas últimas 24 horas, ao longo de toda a linha de frente, as tropas russas lançaram impiedosamente todos os tipos de armas em solo ucraniano: canhões, bombas aéreas, mísseis e foguetes de todos os tipos. Muitos civis foram mortos ontem, especialmente na região do Donbass e ao longo de toda a linha de frente, a linha de fogo que se estende por quase 3.000 km de Kharkiv no norte até Kherson e Mykolajiv no sul. Nossas cidades, Mykolajiv e Kharkiv, das quais ouvimos falar quase diariamente, foram vítimas de ataques maciços de mísseis russos. Ontem até a região de Lviv foi atingida por mísseis que os russos dispararam do Mar Cáspio. Graças a Deus nossos militares conseguiram interceptar a maioria desses mísseis.

A Ucrânia está sangrando. Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

 

E mais uma vez, hoje agradecemos ao Senhor Deus por estarmos vivos. Agradecemos às Forças Armadas da Ucrânia por nos dar a oportunidade de ver o nascer do sol e a oportunidade de estar diante da face de Deus hoje, em muitos casos ao custo da própria vida.

E continuamos nossa jornada pelos caminhos da sabedoria da oração cristã. Nestes dias, iniciamos convosco esta aproximação espiritual à Sagrada Escritura, a Palavra de Deus, que realmente é e deve ser um elemento muito importante da nossa comunicação com Deus e da oração cristã, como tem sido desde os primeiros séculos. da Igreja de Cristo. E começamos a aprender sobre a oração da escuta de Deus: a Lectio Divina que é esta leitura orante das Escrituras; um meio muito atual pelo qual podemos realmente aprender a ouvir a Deus.

Já vimos quais são os cinco passos, todos muito importantes, para entrar nesta oração de escuta e comunicar-se com Deus com a ajuda da Escritura, para poder experimentar o sopro do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Deus. Ontem falamos sobre a necessidade do primeiro passo, que é a preparação, e além da importância de escolher o texto certo para ler, como atribuir a cada dia uma ordem de leitura e escuta das Escrituras.

Hoje vamos dar um passo adiante. O segundo passo para a leitura da Escritura e para a oração que fazemos através dela, é a releitura adequada do texto que escolhemos para este dia ou do texto que a Igreja de Cristo nos recomenda. Este segundo passo de leitura das escrituras é como o primeiro encontro entre as pessoas. Quando encontramos alguém pela primeira vez, olhamos para ele, para sua aparência, para a cor de seu cabelo, para como ele se comunica; e quando essa pessoa se dirige a nós, tentamos ouvir atentamente o que ela tem a dizer. Da mesma forma, esta segunda etapa da leitura da Escritura, que se chama Lectio ou leitura, é como aquele primeiro encontro com um interlocutor que nos fala por meio de sua palavra.

Enquanto lemos o texto, enquanto lemos uma passagem da Escritura, vamos nos fazer duas perguntas. Qual é o Deus que fala comigo a partir deste texto? Às vezes os evangelistas nos descrevem nosso Deus como um Deus que cura, ou como um Deus que se aproxima do homem, ou como um Deus que tem misericórdia de nós. Existem diferentes elementos e diferentes ênfases muito específicas que o texto inspirado nos transmite sobre aquele Deus que se revela a nós. Vamos prestar atenção nisso.

E vamos nos fazer uma segunda pergunta com base neste breve texto, que talvez eu tenha ouvido e lido mais de uma vez, tentando não perder uma palavra, nem uma vírgula, e nos perguntar: o que mais me impressionou nesse texto? O que a Palavra de Deus que acabei de ler provocou em mim? Talvez haja alguns problemas ou tópicos que não entendemos. Há algo que me tocou especialmente? Este é o fruto mais importante da primeira leitura e do primeiro encontro em que queremos ouvir e tentar rezar através das Escrituras. E o Senhor Deus nos surpreenderá todos os dias com algo, nos tocará, nos falará.

Hoje eu gostaria de fazer um pedido especial a todos os nossos ouvintes. Hoje não há família na Ucrânia que não tenha sido tocada por esta guerra. Provavelmente não há uma única família da qual um homem ou mulher, criança, parente ou ente querido não tenha se mobilizado e não esteja na linha de frente hoje. E todos aqueles familiares e parentes que têm seus filhos nas fileiras das Forças Armadas da Ucrânia, sentem como sua vida mudou completamente desde o alistamento de seu filho. Todos os dias, um homem que tem sua esposa no front, ou uma mulher que tem seu marido no front, ou uma mãe que tem seu filho ou filha nas Forças Armadas da Ucrânia, vive angustiado por eles, e está diante a face de Deus, rezando incansavelmente por eles. E quando tem a oportunidade de se comunicar, quando recebe um telefonema de seus entes queridos na linha de frente, é como um raio de sol e esperança, e ele agradece a Deus por eles estarem vivos.

Hoje peço que o mundo inteiro, toda a nossa Igreja, rezem pelos familiares e amigos, cujos filhos, homens e mulheres estão combatendo na linha de frente, defendendo a Ucrânia. Porque hoje todo o povo ucraniano, não apenas os militares profissionais, uniu-se em defesa de sua pátria. Que mães, mulheres e crianças sintam que toda a Igreja apoia seus soldados. Que eles possam sentir o apoio na oração da grande comunidade universal dos discípulos de Cristo.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, abençoe todos aqueles que rezam por seus filhos que estão defendendo a Ucrânia! Oh Deus, ouça as súplicas das mulheres e mães que perderam o contato com seus filhos e não sabem qual é o seu destino! Ó Deus, abençoe a Ucrânia com a vitória sobre o inimigo e nos dê a tão esperada e justa paz!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
03.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

03 agosto 2022, 20:22