Busca

Um menino anda de scooter em frente ao prédio destruído da prefeitura na cidade de Okhtyrka, região de Sumy, em 1º de agosto de 2022. À medida que cidades e vilarejos em todo o interior da Ucrânia caíam diante da rápida invasão russa, Okhtyrka, uma cidade de 48.000 habitantes às margens do rio Vorskla, na região de Sumy, resiste à ocupação. (Foto de Genya SAVILOV/AFP) Um menino anda de scooter em frente ao prédio destruído da prefeitura na cidade de Okhtyrka, região de Sumy, em 1º de agosto de 2022. À medida que cidades e vilarejos em todo o interior da Ucrânia caíam diante da rápida invasão russa, Okhtyrka, uma cidade de 48.000 habitantes às margens do rio Vorskla, na região de Sumy, resiste à ocupação. (Foto de Genya SAVILOV/AFP)

Schevchuk: rezar pelos que estão nos territórios ocupados ou que acabaram na zona de guerra

"Quando Deus fala comigo, Ele me reconstrói, me cura, me inspira, me dá forças para viver. Que o Senhor Deus pelo Seu poder restaure todos os nossos recursos vitais. E nos dará a capacidade interior necessária para continuar nossa missão de vida e derrotar o mal com o bem."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é terça-feira, 2 de agosto de 2022 e há 160 dias, o povo ucraniano se mantém inflexível em uma luta heroica contra o agressor russo, que está invadindo a terra ucraniana e derramando o sangue de nossos irmãos e irmãs.

Estamos testemunhando que todos os dias, todas as noites, o inimigo ataca implacavelmente nossas cidades e povoados no leste de nossa pátria, em particular nas regiões de Donetsk e Luhansk. O epicentro das hostilidades está se movendo gradualmente para o sul de nossa terra natal, para nossa região ferida de Kherson. O inimigo está constantemente, especialmente à noite, bombardeando a cidade de Mykolayiv e a cidade de Kharkiv. Há explosões constantes de várias origens em nossas áreas e regiões fronteiriças em Sumy Oblast e Chernihiv Oblast.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

E agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por nos dar mais uma manhã; que podemos ver a luz do dia; e que podemos trabalhar para a glória de Deus e para o benefício dos filhos e filhas mais necessitados de nosso povo.

 

Hoje quero continuar convosco o nosso percurso pelos caminhos da sabedoria da oração cristã. Oração, que os Padres da Igreja chamavam de "o sopro de nossa alma". Quando uma pessoa faz esforço físico, seu corpo a faz respirar mais rápido, porque precisa de mais oxigênio. Algo semelhante acontece quando vivenciamos alguns momentos verdadeiramente trágicos e difíceis em nossa vida pessoal: nossa alma exige uma respiração mais frequente. Nosso coração nos chama a ir cada vez mais fundo, cada vez mais em direção a uma oração mais completa. Oração, que é diálogo, comunicação, elevando a alma, a mente e o coração de uma pessoa ao seu Deus, Criador e Salvador.

Ontem começamos a refletir com vocês sobre a oração da escuta. Porque a oração é comunicação, diálogo. Nós falamos com o Senhor Deus, mas então devemos dar espaço, a oportunidade para o próprio Senhor Deus falar conosco, e nós O ouvirmos. Conversamos sobre uma prática muito antiga de ouvir a oração, que é a leitura orante das Sagradas Escrituras ou "Lectio Divina".

E hoje, convido vocês a conhecer melhor o que significa e aprender de forma prática como pode ser praticado em sua vida pessoal de oração. Já mencionamos que a leitura orante das Sagradas Escrituras visa a verdadeira comunicação com Deus. Não para obter algum conhecimento intelectual através do estudo das Sagradas Escrituras. E é por isso que essa oração de "Lectio Divina" com as Sagradas Escrituras tem cinco passos importantes que devem ser dados para ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor me dirige hoje. Esses cinco passos são os seguintes: primeiro, preparação (preparatio); segundo, leitura (lectio); terceiro, reflexão espiritual sobre o que ouvimos (meditatio); quarto, nossa resposta à palavra ouvida, que se transforma em oração (oratio); e quinto, contemplação de Deus, permanecendo em Sua palavra, que é chamada (contemplatio).

E assim o primeiro passo da preparatio consiste em escolher a parte certa das Sagradas Escrituras para leitura e, portanto, a maneira correta de abordá-la. De acordo com a experiência da Igreja, sugerimos para a oração com as Sagradas Escrituras, especialmente para os iniciantes, a escolha do livro dos Santos Evangelhos, em particular o Evangelho de Lucas. Em nossa Igreja, existem muitos planos suplementares diferentes que aconselham como dividir este texto em passagens menores. Você não precisa ler muito texto. Mas é preciso realmente dividi-lo em pequenos fragmentos e, portanto, focar a atenção no que encontraremos ali, como espaço de comunicação com Deus. O segundo momento desta primeira preparação, tal momento, é o nosso apelo a Deus. Porque realmente, temos que nos preparar, preparar nossa guarda interior, nosso coração, nossa mente para ouvir. Muitas vezes não sabemos ouvir os outros, por isso é difícil começar a ouvir o Senhor Deus.

Então, mesmo quando encontramos o texto apropriado, precisamos parar. É necessário recorrer ao Senhor Deus com uma oração, pedindo-Lhe que fale. Deus, fala comigo, aqui estou ouvindo, dedico esse tempo a Ti. Eu quero fechar meu ouvido para todas as outras vozes. Eu quero reconhecer Sua voz em meu coração. Deus, fale comigo. E, portanto, esteja pronto para que o Senhor Deus fale.

Eu quero desejar que todos vocês realmente aprendam a ouvir a Palavra de Deus corretamente. Porque a Palavra de Deus edifica. Os céus foram formados pela Palavra de Deus. E pelo poder daquela Palavra de Deus, toda a beleza do mundo surgiu. Deus falou e o mundo começou a existir. Quando Deus fala comigo, Ele me reconstrói, me cura, me inspira, me dá forças para viver. Que o Senhor Deus pelo Seu poder restaure todos os nossos recursos vitais. E nos dará a capacidade interior necessária para continuar nossa missão de vida e derrotar o mal com o bem.

Hoje quero pedir-lhe especialmente para rezar por aqueles que estão nos territórios ocupados ou por aqueles que acabaram na zona de guerra. Porque nestes dias há toda uma campanha de evacuações e resgates daquelas pessoas que estão em perigo direto de morte na zona de guerra.

Rezem por essas pessoas. Rezem por aqueles que se tornam muito vulneráveis ​​quando iniciam o processo de evacuação. Rezemos por nossos voluntários, assistentes sociais, motoristas, que estão prontos para tirar do fogo inimigo os velhos, as mulheres, as crianças, todos aqueles que aguardam o resgate.

Ontem recebemos notícias muito tristes de que na região de Kherson o inimigo atirou em um ônibus de evacuação à queima-roupa e pelo menos duas pessoas foram mortas. Oremos para que o Senhor Deus salve todos aqueles que estão em perigo direto de morte hoje. Que Ele faça todos os nossos esforços humanos para salvar a vida humana bem-sucedidos por Seu poder.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, abençoe o povo ucraniano. Ó Deus, salve-nos da mão assassina de nosso inimigo. E conceda a vitória à Ucrânia.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
02.08.2022

 

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 agosto 2022, 20:14