Busca

XXXV Assembleia Nacional da Conferência Boliviana do Clero Diocesano - 06.07.2022 (Vatican Media) XXXV Assembleia Nacional da Conferência Boliviana do Clero Diocesano - 06.07.2022 (Vatican Media)

Bolívia: caminho sinodal seja fonte de renovação para a Igreja e toda a sociedade

O clero diocesano reuniu-se de 4 a 7 de julho para sua Assembleia ordinária. O encontro destacou situações de tristezas, mas também aquelas que dão esperança. A esperança vem de ver "o esforço e a luta diária de muitos para estabelecer em seu ambiente aquele reinado de paz e amor que só Cristo pode nos trazer". Os padres citam as famílias, "que, unidas, são verdadeiras testemunhas do amor de Deus", e os jovens, "que, em sua saudável rebelião, procuram estabelecer a civilização do amor"

Vatican News

Ouça a reportagem e compartilhe!

"Que este tempo de renovação sinodal seja fonte de uma profunda renovação, não só para nossa Igreja, mas para toda a nossa sociedade e de uma conversão pessoal para todos. Desta forma poderemos discernir os sinais dos tempos, crescer em fidelidade ao Evangelho e ao magistério da Igreja, encorajando a nós mesmos e a nosso povo "a não falhar diante de tantas ansiedades e tristezas, e a fortalecer-nos nas alegrias e esperanças nas diferentes situações que vivemos." Esta é a exortação do clero diocesano da Bolívia ao Povo de Deus.

O clero diocesano reuniu-se de 4 a 7 de julho no Seminário Maior Nacional São José da Arquidiocese de Cochabamba, para a Assembleia ordinária que teve como tema "O Clero diocesano na Igreja Sinodal".

Os 186 sacerdotes das 18 jurisdições eclesiásticas do país, juntamente com seus bispos, enviaram uma "Mensagem ao Povo de Deus na Bolívia" no final dos trabalhos, intitulada "O que vimos e ouvimos, também vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco, pois estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo" (I Jo 1,3).

Reencontrar-se na amizade e na alegria

Esta Assembleia foi uma oportunidade de reencontrar-se na amizade e na alegria após a pandemia da Covid-19, devido à qual vários padres passaram para a vida eterna, escrevem eles no texto. O encontro destacou situações de tristezas, mas também aquelas que dão esperança.

"Vemos com preocupação, a dor e o sofrimento de nosso povo, devido à incerteza do trabalho, falta de justiça, violência, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e falta de respeito pela vida", escrevem os padres na mensagem.

As consequências desta situação são "crianças órfãs, famílias imersas na dor, em busca desesperada de justiça, que não vem. Nenhum sofrimento humano é deixado fora do nosso olhar, nossa oração constante a Deus Pai Misericordioso e nossa ação pastoral".

O caminho sinodal

A esperança vem de ver "o esforço e a luta diária de muitos para estabelecer em seu ambiente aquele reinado de paz e amor que só Cristo pode nos trazer". Os padres citam as famílias, "que, unidas, são verdadeiras testemunhas do amor de Deus", os jovens, "que, em sua saudável rebeldia, procuram estabelecer a civilização do amor", e todos aqueles que, "com seu trabalho diário, aumentam a esperança de um futuro melhor".

Citando as palavras do Papa Francisco, os padres da Bolívia reiteram a urgência de "concentrar o olhar em Cristo e descobrir em nossa vida ministerial tantas pessoas simples e humildes que vivem sua amizade com o Senhor com grande fé".

Neste caminho sinodal, portanto, devemos fazer ouvir suas vozes. O Espírito Santo "nunca abandona a Igreja", e o clero boliviano expressa a certeza de que com sua orientação "superaremos as dificuldades do momento presente", e no caminho sinodal para o qual a Igreja nos convida, "descobrindo o rosto do irmão, poderemos estabelecer esse Reino de Deus, tão desejado por todos, lembrando que o mandamento fundamental é o do amor".

Agradecidos a Deus pelo dom da vocação

Por fim, o clero diocesano boliviano reafirma seu compromisso "de caminhar juntos na comunidade presbiteral, com nossos bispos e nosso povo para dar testemunho da misericórdia de Deus", acompanhando a construção de uma sociedade onde reine o amor, a unidade, a liberdade, a justiça e a paz.

Agradecidos a Deus pelo dom da vocação, eles agradecem a todos aqueles que colaboram "nesta árdua tarefa da evangelização, esforçando-se ao máximo, para construir o Reino de Deus".

À intercessão da Virgem Maria, invocada sob o título de Urkupiña, os padres bolivianos confiam suas vidas e a vida de seus povos, para que ela os proteja sempre de todos os perigos presentes e "para caminhar com alegria, mostrando a todos o caminho da Salvação".

(com Fides)

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 julho 2022, 10:00