Busca

"Propor claramente a Boa Nova de Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem." (Arcebispo dom Sergio Gualberti) "Propor claramente a Boa Nova de Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem." (Arcebispo dom Sergio Gualberti)

Dom Gualberti: é preciso "restituir direito de cidadania a Jesus Cristo"

“Demasiadas vezes também nós preferimos as trevas ou o mundanismo... Deixamo-nos levar por um mundo indiferente ao sobrenatural, que prescinde de Deus e é construído segundo os próprios gostos e caprichos, o mundo dos ídolos da soberba, do orgulho, da autossuficiência, do prazer, do poder e da fama”. “O mundanismo é rejeitar Deus e a luz para optar pelas trevas, fechando as portas a Deus como as fecharam a Jesus em Belém”, afirma o arcebispo

Cidade do Vaticano

“Os cristãos se encontram enfrentando o grande desafio de restituir o direito de cidadania a Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem para o bem de toda a humanidade, porque a sua presença tem uma importância transcendental na construção de um mundo mais humano e fraterno. É uma tarefa urgente e necessária também em nosso país, diante de um evidente vazio dos valores humanos da convivência humana e pacífica, e diante do desconhecimento do valor da vida humana, que se manifesta em muitos casos de tráfico de seres humanos, feminicídio e infanticídio.”

Ouça e compartilhe!

Foi o que ressaltou o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, dom Sergio Alfredo Gualberti Calandrina, durante a missa celebrada na Basílica de São Lourenço, no primeiro domingo do novo ano.

Ninguém pode ficar indiferente

O prelado citou na homilia “o crime horrendo” de um pai que nos primeiros dias do novo ano tirou a vida de seus quatro filhos e feriu gravemente a mulher.

 “Este problema diz respeito a toda a sociedade, portanto, ninguém pode ficar indiferente – exortou. Devemos todos agir com urgência e realizar esforços extremos para prevenir estes crimes e formar as consciências das pessoas para o sagrado respeito a toda vida humana.”

Formação aos valores humanos e às virtudes cristãs

Em seguida, dom Gualberti frisou que nesta tarefa “a educação é chamada a desempenhar um papel fundamental”, ocupando-se principalmente da formação de jovens e crianças aos valores humanos e às virtudes cristãs.

“Nas escolas e nos colégios devemos propor claramente a Boa Nova de Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, de modo a poder vivermos como verdadeiros filhos de Deus, como irmãos que se respeitam e se amam.”

Aprofundar em nossa vida o mistério da encarnação

Comentando a liturgia da Palavra do domingo, dom Gualberti convidou a aprofundar o mistério da encarnação em nossa vida:

“Ser filhos de Deus é um tesouro que devemos valorizar e pelo qual devemos nos sentir imensamente gratos. Trata-se de uma gratidão que nos compromete a uma vida de fé profunda e esperança viva que nos impele a agir, em todo momento e lugar, conforme à dignidade de filhos de Deus.”

Mundanismo é rejeitar Deus e a luz para optar pelas trevas

Dito isso, convidou a reconhecer com sinceridade que “demasiadas vezes também nós preferimos as trevas ou o mundanismo... Deixamo-nos levar por um mundo indiferente ao sobrenatural, que prescinde de Deus e é construído segundo os próprios gostos e caprichos, o mundo dos ídolos da soberba, do orgulho, da autossuficiência, do prazer, do poder e da fama”.

“O mundanismo é rejeitar Deus e a luz para optar pelas trevas, fechando as portas a Deus como as fecharam a Jesus em Belém: ‘não havia lugar para eles na hospedaria’”, disse por fim o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra.

(Fides)

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

08 janeiro 2020, 13:30