Busca

Mensagem de Dom Ildo Augusto Dos Santos Lopes Fortes Mensagem de Dom Ildo Augusto Dos Santos Lopes Fortes 

Quaresma: Mudar de direção e ser todo inteiro de Deus

Dom Ildo Augusto, bispo de Mindelo, em Cabo Verde, anuncia que a Renuncia Quaresmal deste ano na diocese será para um projeto de prevenção do abuso sexual de menores.

Cidade do Vaticano

A Igreja sabe que, enquanto peregrinamos na história, precisamos de nos situar num tempo e num lugar, por isso nos oferece uma oportunidade favorável de caminhada, de retorno ao coração de Deus, que é a Quaresma. Muitas vezes fomos longe demais, para longe do Seu olhar e do Seu amor e torna-se necessário envergonhar-se, encher-se de coragem e regressar à Casa paterna (cf. Lc 15, 11-32).

A proposta é de caminho comunitário e pessoal; valha-nos a força solidária da comunidade e a certeza que Deus é esse Pai sempre disposto a oferecer-nos uma nova oportunidade de perdão e reconciliação. O Seu amor nos atrai e renova a nossa confiança e a nossa esperança para nos erguermos dos lugares onde o pecado drasticamente nos arremessou e saborear a luz da vida que desponta da Cruz de Cristo.

Converter, mudar radicalmente de direcção, ser todo inteiro de Deus é o desafio que se propõe a todo o cristão que deseja celebrar a Páscoa. Isto nos lembrava o profeta, ao iniciarmos este tempo santo, com a imposição das cinzas: «Convertei-vos a Mim de todo o coração… rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos» (Joel 2,12). Queiramos recriar o nosso deserto interior (espaço de oração e recolhimento), coisa estranha ao mundo de hoje, mas condição indispensável para a escuta e ganhar forças para acolher a vontade de Deus.

É necessário caminharmos na lealdade diante do Deus misericordioso e fazer a experiência da contrição, mais do qualquer espectáculo ritual que enche os olhos, mas não move o coração de Deus.

Como é habitual, somos convidados a empenharmos na prática da Renúncia Quaresmal. Como diz o Papa Francisco: «a Igreja, nossa mãe e mestra, nos oferece, neste tempo de Quaresma, o remédio doce da oração, da esmola e do jejum».

Esse doce remédio afasta-nos do pecado e aproxima-nos de Deus e dos irmãos. A Renúncia Quaresmal deste ano, por sugestão de alguns padres, será destinada para um Projecto, relativamente novo e com enfoco sobretudo em S. Antão, chamado Rede PASM - Rede de Prevenção de Abuso Sexual de Menores - cujo objectivo é sensibilizar e ajudar a prevenir e a combater o crime de abuso sexual de menores. Bem sabemos como esse flagelo, infelizmente, continua a ter lugar em alguns ambientes da nossa sociedade.

Os pequeninos sempre tiveram um lugar privilegiado no coração de Jesus e foram objecto do Seu especial cuidado. Nós vamos fazer nossa, essa causa do Mestre. Não nos falte ousadia para a partilha, pois, Deus abençoa largamente quem dá com generosidade.
 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

21 fevereiro 2018, 07:37