Busca

"A vossa Palavra, Senhor, é farol para os meus passos" (Sl 119) "A vossa Palavra, Senhor, é farol para os meus passos" (Sl 119) 

Costa do Marfim. Padre Sialou: “A Palavra de Deus é a bússola do cristão”

Este domingo, 21 de janeiro de 2024, Terceiro do Tempo Comum, marca a celebração do Domingo da Palavra de Deus instituído pelo Papa Francisco em 2019. O Padre Patrice Sialou Konan, um biblista marfinense, defende que esta celebração é fundamental porque "a Palavra de Deus está no centro da vida da Igreja. É a bússola do cristão."

Françoise Niamien – Cidade do Vaticano

Foi com o motu proprio Aperuit illis, publicado em 30 de setembro de 2019, que o Papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus, que é celebrado todos os anos no terceiro Domingo do Tempo Comum. Esta iniciativa do Santo Padre «destina-se a valorizar a riqueza e o caráter vivo das Sagradas Escrituras», «a compreender a riqueza inesgotável que provém deste diálogo constante de Deus com o seu povo».

Em entrevista ao Vatican News, o Padre Patrice Sialou Konan, biblista marfinense e reitor do Seminário Universitário São Paulo VI, em Abidjan, sublinhou a importância desta celebração e apelou a uma pastoral mais enfática da Palavra de Deus, a fim de ajudar os fiéis cristãos a familiarizarem-se mais com ela.

A Palavra de Deus está no coração da Igreja

A Palavra de Deus deve ser celebrada diariamente na vida da Igreja. E esta decisão do Papa é uma extensão do Sínodo sobre a Palavra de Deus, desejado pelo Papa Bento XVI, de venerada memória. Foi de 5 a 26 de outubro de 2008 sobre o tema da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja. Para o biblista marfinense, isto demonstra que a Palavra de Deus está no centro da vida da Igreja, que é estruturada e fundada pela Palavra de Deus que a alimenta diariamente. Creio que é fundamental trazer a Palavra de Deus de volta ao coração da Igreja, dando-lhe um lugar especial. Esta iniciativa permite que todos os cristãos tomem a medida completa do que constitui a base da sua fé, acredita o Padre Sialou.

"A Palavra de Deus é a bússola que ilumina o cristão na sua vida de fé"

Na Igreja Católica, a pastoral litúrgica está ligada à Palavra de Deus ouvida durante as nossas celebrações eucarísticas. Enquanto a pastoral da Palavra de Deus ultrapassa o quadro litúrgico, diz o sacerdote marfinense. Isso afeta a catequese e até mesmo a oração do cristão, porque a Bíblia também é um livro de orações para nós, cristãos. "A Palavra de Deus é a bússola que ilumina o cristão na sua vida de fé. É a comida que o alimentaÉ nela que Ele tocará a fonte da fé. Sem a Palavra de Deus, o cristão pareceria ser alguém sem fundamento."

Criar estruturas para uma maior familiaridade com a Palavra de Deus

Para o padre Sialou, na prática cristã diária, "a aproximação do cristão à Palavra de Deus não está no nível que se poderia esperar". A culpa não é tanto para ser atribuída aos cristãos. Os pastores precisam colocar mais ênfase na centralidade da Palavra de Deus no centro, destaca o sacerdote. "Contentamo-nos em interpretá-la, em explicá-la aos cristãos, que se tornam meros ouvintes sem se apropriarem dela. No entanto, deve haver ambientes onde esta Palavra seja celebrada e vivida ao alcance dos cristãos." O Concílio Vaticano II promoveu a popularização da Palavra de Deus. Agora cabe a "nós, pastores, toda a Igreja" garantir que os cristãos tenham acesso à Palavra de Deus. Precisa haver uma verdadeira cultura em torno da Bíblia por meio de atividades.

Por exemplo, continua o reitor do Seminário Universitário São Paulo VI em Abidjan, podemos criar círculos de estudo bíblico nas nossas paróquias. Pode-se imaginar a escrita de cenas teatrais, mímicas, composições, hinos baseados em passagens bíblicas. Através destas iniciativas, daremos a oportunidade a todos os nossos fiéis, letrados ou não, de poderem apropriar-se da Palavra de Deus. A Palavra de Deus não deve permanecer apenas ao alcance dos sacerdotes, mas deve ser também uma palavra ao alcance do crente, sublinha o sacerdote marfinense.

A Palavra de Deus, fundamento da unidade dos cristãos

Quanto à coincidência entre o Terceiro Domingo do Tempo Comum e a celebração do Domingo da Palavra de Deus, que se realiza durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Padre Sialou acredita que há um grande simbolismo a ser descoberto, porque a unidade dos cristãos é desejada em primeiro lugar pelo próprio Cristo.  «Sejam todos um só» (Jo 17, 21). Como resultado, a Palavra de Deus é uma herança comum de todos os cristãos, sem distinção. Celebrar o Domingo da Palavra de Deus no centro da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é simplesmente um apelo a todos os cristãos para dizerem que, na realidade, o que nos constitui como cristãos é a Palavra de Deus. É comum a todas as denominações cristãs. Não pertence aos católicos, assim como não pertence aos protestantes, ou mesmo aos evangélicos. É de todos. Os cristãos devem compreender que, a partir da Palavra de Deus, podemos trabalhar para restaurar a nossa unidade em Cristo, que é ele próprio a Palavra de Deus. Creio que «a Palavra de Deus é uma bela porta de entrada para esta unidade em torno do Senhor, porque está ao alcance de todos».

«É a Palavra de Deus que define a nossa identidade como cristãos."

"Ignorar a palavra de Deus é ignorar Cristo", dizia São Jerônimo. Apropriando-se destas palavras, o Padre Sialou prossegue dizendo que não podemos ser cristãos e ignorar ou mesmo negligenciar a Palavra de Deus, contentando-nos com atos rituais para definir nossa identidade como cristãos. "É a Palavra de Deus que define a nossa identidade como cristãos." Aproximar-se e amar a Palavra de Deus na sua leitura diária, mas sobretudo pô-la em prática, é o melhor testemunho que o cristão pode dar à nossa humanidade. O biblista marfinense

convida os cristãos "a fazer coisas simples, a obter uma Bíblia, e a tentar lê-la, compreendê-la, participar de reuniões bíblicas. Devemos nos familiarizar com esta Palavra de Deus, que não é a Palavra de algumas elites, mas a Palavra de todos os cristãos".

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

23 janeiro 2024, 12:00